Publicado em: 23/05/2022 15:45

Parques Municipais Naturais de Clevelândia também servem para reintroduzir fauna silvestre ➡ Em Clevelândia – PR, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) vem sendo utilizada como ponte para a reintrodução de fauna silvestre não perigosa. Como há corpo técnico para avaliação dos mesmos, caso não sejam encontrados indícios de ferimentos, fraturas e/ou doenças, os animais são reintroduzidos na natureza. E Clevelândia vem fazendo isso unindo o útil com o agradável. ➡ O município possui três Unidades de Conservação, chamadas de Parques Municipais Naturais. As três áreas somam mais de 500 hectares. E são estes os locais que vêm sendo utilizados para reintrodução da fauna silvestre nativa, como veados-catingueiros e gambás. Além disso, os parques do município têm sido recorrentemente utilizados com o propósito de Educação Ambiental para escolas, formação de professores, pesquisas científicas, parcerias institucionais (Planos de Manejo – UTFPR e Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente) e, também, reintrodução da fauna silvestre nativa. ➡ Por fim, além da prática de reintrodução de fauna silvestre, nas mesmas três unidades, a partir de agosto de 2022, a SEMA e o conselho gestor das Unidades de Conservação começarão o monitoramento contínuo da fauna silvestre. Clevelândia será um dos poucos municípios do Paraná com levantamento de fauna com câmeras-traps próprias, conhecidas como armadilhas fotográficas. ➡ Tais câmeras (15 no total) permitirão acompanhar o que há de fauna silvestre nativa dentro de cada unidade (de forma não invasiva), a potencial abundância de cada espécie, riscos (fauna exótica, principalmente javalis, caça ilegal), além de reforçar a importância de manter florestas preservadas, reiterando o compromisso público com a preservação ambiental e conscientização da população em geral.