Profissionais da Agricultura participam do encontro técnico sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças

Publicado em: 17/11/2022 08:05

Nos dias 08 e 09 de novembro, profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Emater de Clevelândia, estiveram em Curitiba participando do encontro técnico sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) – a principal ferramenta para que a olericultura possa ser mais sustentável e produzida dentro dos princípios de produção de alimentos orgânicos – destinado a agricultores familiares das regionais Sudoeste e Oeste do Paraná.

A olericultura é uma alternativa de alta densidade de renda por área, podendo ser grande alternativa para a agricultura familiar e como atividade de inclusão pelo fomento produtivo. Além disso, com a crescente demanda por parte da população e do mercado, é necessária a adoção de tecnologias inovadoras para produção de alimentos saudáveis, com tecnologias que visam menores impactos nos fatores de produção, principalmente o solo-água-planta.

Foram realizadas visitas técnicas onde trabalharam conceitos do SPDH, avaliação qualitativa do solo, plantas de cobertura e manutenção da matéria orgânica do solo, densidade de semeadura, máquinas e equipamentos, vantagens e desvantagens do sistema, entre outros.

A Administração Municipal de Clevelândia tem incentivado o produtor rural a buscar mais conhecimento, por entender que o sistema pode trazer inúmeros benefícios aos produtores. Ainda é válido citar a importância da produção orgânica de hortaliças para o meio rural, uma alternativa de geração de renda e trabalho, que proporciona melhor condição de vida aos produtores clevelandenses, além de conservar o meio ambiente, sem contaminar a água, o solo, a planta, o produtor e consumidor.