Secretaria Municipal de Saúde de Clevelândia desenvolve Projeto de Pilates na Terceira Idade

Publicado em: 17/07/2018 14:44

Com objetivo de contribuir para um envelhecimento saudável, a Secretaria Municipal de Saúde, através das fisioterapeutas Laís Sbrussi e Samara Rodrigues, tem desenvolvido o projeto de Pilates na Terceira Idade.

Os encontros são semanais, nas quintas-feiras, com duração de 1 hora cada grupo, composto por onze participantes, com cronograma pré-programado de exercícios, podendo ser adaptado de acordo com o processo pedagógico para cada aluno. O público alvo é idosos acima de 60 anos.

Segundo as profissionais, o método trabalha de forma intensa e reforçada o “centro de força”, enquanto procura fortalecer e alongar as outras partes do corpo por meio de exercícios de baixo impacto e com poucas repetições.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Rafael Barboza, é essencial que o idoso continue se exercitando, isso porque a falta de cuidados e prevenção pode trazer dores, insônia, dependência de terceiros, sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.. Sem dúvida, o projeto de Pilates age como facilitador de atividades na medida em que vai favorecer o ganho de flexibilidade global, de força muscular, realinhamento e estabilização postural e uma grande melhora no padrão respiratório. Com isso, a independência para atividades cotidianas e até mesmo a autoestima destes idosos são beneficiadas.